Dragon Ninja

Hoje, resolvi trazer a esta página um jogo da Data East, infelizmente já extinta. A primeira vez que tive oportunidade de o jogar foi em casa do amigo de sempre pois ainda não tinha comprado o meu próprio Amiga. Foi uma tarde inteira de domingo passada a experimentar vários jogos. Para quem estava habituado ao que o Spectrum oferecia, passar uma tarde com um jogo com as características gráficas a que os jogos da Data East me foram habituando ao longo dos tempos, foi das melhores coisas que me podiam ter acontecido.
Embora este Dragon Ninja até nem fosse grande coisa a nível de jogabilidade, naquela altura gravou o seu lugar na História. Ainda por cima tratava-se de uma conversão de uma célebre máquina dos salões “arcade” muito na moda nos finais da década de oitenta e princípio da de noventa. Todas aquelas cores, o facto de poder ser jogado “a dois”, gráficos excelentes e, melhor de tudo, não precisar colocar moedas cada vez que surgia o ecrã de “game over”, fizeram a minha delícia naquela tarde (e em muitas outras tardes, pois viria a comprar o Amiga pouco depois e o Dragon Ninja logo viria por acréscimo).
Não foi dos jogos que mais joguei, até porque os controlos não eram os melhores, a dificuldade não estava lá muito bem ajustada e, pior de tudo, a opção para “vidas infinitas” mata qualquer jogo logo pela raiz. Acho que foi este jogo que me levou a perceber isso. Feliz ou infelizmente…
Lembro-me que, nessa altura, guardava religiosamente as páginas da secção Micromania que saía todos os domingos no Jornal de Notícias. Felizmente ainda as conservo. E lá está, por exemplo, a análise a este jogo para o velhinho Spectrum, com um resultado final de 16 valores, feita pelo Nuno Cruz que, mesmo sem saber, me trazia os melhores momentos de cada domingo. E isto, durante vários anos. Acho que só por isso lhe fui “desculpando” o seu inicial fanatismo pelos Atari em detrimento do grande Amiga. No fundo, acho que aos poucos, mesmo sem querer dar o braço a torcer, lá se foi rendendo às evidências… Eheheh!!! Mas adiante…
Um resultado de 16 valores era pouco já que na altura os grandes jogos levavam sempre de 18 para cima. Mas o jogo talvez não merecesse mesmo mais…
Às vezes a saudade aperta e apetece voltar a jogá-lo. E porque não?
Desculpem-me, mas hoje é sexta… E isso, para mim, significa DIA LIVRE.
Vou só ligar o meu Amiga 600 que tenho aqui mesmo ao lado e preparar-me para dar “porrada neles”… Eheheh!!!
Eu volto já, ok?
Grande abraço.

Miguel

0 comentários: