The Newzealand Story

No final dos anos 80 instalava-se a febre dos "pintainhos", ou melhor, dos kiwis. Essa febre foi trazida por mais um êxito das arcades trazido pela Taito e que tinha por título The Newzealand Story. Já não me recordo bem da história do jogo mas, à semelhança de muitos outros títulos da altura, era simples e "déjà vu".
Controlávamos um pequeno kiwi de nome Tiki e tínhamos de salvar muitos outros kiwis, entretanto raptados pelo malvado Walrus e que era, bem... não sei bem o que era... parecia uma espécie de baleia ou foca gigante. Sei que o jogo era brilhante e que nunca o consegui terminar. Ficava na altura encalhado algures numa das fases do 4.º nível e creio que o jogo tinha 5 níveis, cada um com quatro fases. Mas adiante...
Este é um dos jogos que me traz melhores recordações e dos que desperta em mim uma maior nostalgia. E uma das coisas mais fantásticas que este jogo tem é que recomecei recentemente a jogá-lo e ele consegue manter quase tudo de bom que tinha no final da década de 80.
Para a eternidade ficaram no meu cérebro duas memórias com imagens gravadas desses tempos. A primeira foi de chegarmos um domingo de manhã a tua casa Pedro, no fim de mais um ensaio do grupo coral, e de me mostrares como eram as fases do 4.º nível pois eu ainda não tinha conseguido passar do terceiro. E para me mostrares a novidade tinhas deixado o computador ligado a noite inteira para que ao recomeçar a jogar pudéssemos fazê-lo logo a partir da primeira fase do quarto nível (não havia cartões de memória ou algo do género para ir gravando o progresso no jogo. Desligar o computador significava, em quase todos os jogos, voltar a jogá-lo do início).
A outra boa memória, foi o dia em que chegaste ao liceu e a primeira coisa que fizeste foi vir ter comigo com um sorriso na cara enquanto dizias: "acabei o Newzealand Story". Só quem anda nisto do mundo dos videojogos há muito tempo é capaz de perceber a beleza desta recordação. E eu, felizmente, consegui trazê-la comigo até aos dias de hoje.
Resta dizer que ultimamente os meus dias têm-se tornado um bocadinho melhores e a principal razão para isso acontecer tem um único nome: The Newzealand Story.
Um abraço "retromaníaco" e até breve.

1 comentários:

Nuno disse...

Lembro-me de acabar este jogo no meu spectrum, que boas memorias desse tempo. Gosto imenso da forma coerente e nostalgica como falas dos jogos de outrora. Continuação de bom trabalho e bons retro games. Abraço