Cabal

Hoje trago à memória mais uma excelente conversão de um êxito dos salões arcade e que nos foi trazida pela saudosa Ocean. O primeiro contacto que tive com este jogo foi no Verão de 1989 quando estava na Costa da Caparica num curso para jovens músicos promovido pelo Inatel. Numa das poucas noites que tivemos livre entrámos num salão arcade e lembro-me de ter ficado bastante impressionado com este Cabal que até me conseguiu arrancar algumas gargalhadas na altura.
Um pouco mais tarde no tempo, já não me lembro bem como, lá consegui a respectiva versão para o Commodore Amiga. Embora os controlos não fossem os melhores pois acabávamos por disparar granadas mesmo "sem querer", o jogo estava muito bem conseguido e foi uma óptima companhia durante muitas tardes a fio. Infelizmente nunca o terminei. Já não me recordo se devido à sua dificuldade ou se era mesmo eu que ainda era um novato na altura e, por isso mesmo, não conseguia progredir. Talvez essa dúvida seja um bom pretexto para poder jogá-lo um dia destes. O que eu me recordo e muito bem é que adorava o clássico Operation Wolf pelo que este Cabal, na altura, fez as minhas delícias.
Um jogo a reviver sem hesitações. Uma verdadeira pérola.
Grande abraço "retromaníaco" e continuação de bons jogos.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá miguel,
tenho um amiga 500 com bastantes jogos q liguei à relativamente pouco tempo. acontece q a maior parte dos jogos não correm no amiga, estranhamente só as disquetes da marca SKC é q lêem. tens alguma ideia de como faço para os restante jogos lerem?
obrigado pelo teu tempo,

stuart

Miguel Brandão disse...

Caro amigo...
Não faço ideia de como resolver o teu problema.
Eu também tenho vários Amigas e há jogos que entram num e não entram noutros.
Sou um amante de jogos Amiga mas percebo pouco do funcionamento da máquina.
O ideal era ter um Amiga 1200 com disco duro e ler todos os jogos a partir de lá... =D