The Great Giana Sisters

Depois de um longo período de ausência, eis-me de volta para vos falar de mais um jogo para o Commodore Amiga 500. Desta vez vou dedicar estas linhas a um dos jogos que acompanhou o meu Amiga aquando da sua compra em 1990. Trata-se de um dos meus jogos preferidos e tem por título: The Great Giana Sisters.
Na altura do seu lançamento acabou por ser um jogo envolto em alguma polémica uma vez que parte da comunidade de gamers considerava-o uma "cópia" do consagrado Super Mário da Nintendo. Muitos, apenas por esse facto, consideravam-no pouco mais do que "lixo" mesmo sem lhe darem uma oportunidade. Felizmente, um número considerável de gamers (onde me incluo) resolveu dar-lhe o benefício da dúvida. No meu caso posso dizer que o resultado foi simplesmente brutal. Desculpem a "heresia" mas este Giana Sisters é muito melhor que o Super Mário. De longe.
É um típico jogo de plataformas, com 32 níveis, passagens secretas, níveis excelentemente bem concebidos e, o melhor de tudo, montes de saltos que requerem uma precisão muito maior do que a de um qualquer relógio suíço.
Lembro-me que nunca cheguei a terminá-lo. Ainda hoje, apesar de ser dos títulos a que mais me dedico quando consigo algum tempo de lazer, não consegui ir além do nível 22. Mas não me canso de continuar a tentar. Nunca. E garanto que de cada vez que o jogo sinto o cheiro a madeira daquela mesa onde tinha o computador há 20 anos atrás. Enquanto a Giana pula as minhas lembranças também saltam cá dentro. Dá uma saudade...
Em suma, trata-se de um jogo de plataformas soberbo e que ainda hoje recomendo vivamente.
Saudações retromaníacas.

Miguel

P.S. Com este meu regresso trago também o compromisso de tudo fazer para actualizar este blogue, pelo menos, uma vez por semana.

0 comentários: