Toki

Quando tive o Commodore Amiga, a princípio, fui vivendo dos jogos que vinham com o computador e também com outros que fui gravando de amigos meus. Até que num certo sábado mágico, numa das muitas tardes que me deslocava a S. J. da Madeira para as minhas aulas de piano, lá consegui convencer a minha mãe a deixar-me comprar um jogo. Lembro-me bem do sorriso dela quando me deu o dinheiro para a mão e disse: "Toma lá. Compra dois. Mas é para continuares a estudar como até aqui." Foi música para os meus ouvidos. Pedi apenas um e podia agora comprar 2 jogos. Posso dizer-vos que naquela tarde a aula de piano até correu melhor do que o costume. E já costumava correr bem...
Foi a primeira vez que entrei na "casa dos sonhos". A primeira de tantas. Ficava bem pertinho do centro comercial de Santo António e chamava-se "EPC Informática" e ainda me lembro que davam umas sacas vermelhas todas catitas... Eheh!! As funcionárias eram um espanto. Tanto em beleza como em simpatia. Lembro-me de entrar e a casa estar cheia de outros tantos rapazes como eu. Quando chegou a minha vez lá pedi a lista de jogos para o Amiga e, como o autocarro para Arouca não esperava por ninguém, tinha que ser rápido na minha escolha. A lista tinha que ser lida "na diagonal" para poupar tempo. Tentava lembrar-me, naquele curto espaço de tempo, das indicações dadas pelo João Cruz na secção "Micromania" do JN de domingo e foi assim que acabei por trazer o "Chase HQ 2" e o "Toki". Escusado será dizer que este último foi um dos jogos que me ocuparam tardes e tardes de pura satisfação. Ainda me lembro que se escrevêssemos "Michel Janicki Jean Charles Meyrignac" podíamos jogar, logo de início, qualquer um dos níveis do jogo. Foi com esta "cheat" que me fui aperfeiçoando em cada um dos níveis para mais tarde conseguir acabar o jogo todo limpinho de princípio ao fim, várias e várias vezes. Ainda hoje é um vício. Lembro-me de no dia seguinte ter passado a tarde em casa do Pedro a jogar esta pequena pérola e lembro-me também dos bosses dos 3.º, 5.º e último nível terem sido aqueles que mais trabalho deram a derrotar. Mas valeu a pena cada segundo de esforço... Eheheh!!!
Foram anos e anos a entrar na "EPC Informática" para comprar jogos e, de todas as vezes, tinha a esperança de encontrar na lista um "Toki 2". Infelizmente nunca sucedeu. Ainda hoje não compreendo porque nunca houve uma sequela dado o tremendo sucesso do original. Mas paciência. Ainda houve uma versão para a megadrive mas comparada com esta para o Amiga era uma verdadeira "porcaria".
Estou prestes a mudar de casa e então ando a organizar algumas coisas. Uma delas é a minha colecção de disquetes do Amiga. Um dia destes matei saudades deste macaquinho preferido. Já não me lembrava de algumas armadilhas mas com mais um bocadinho de aplicação isso vai ao sítio. Podem crer que vai...
Saudações retromaníacas!

Miguel

1 comentários:

Sir. CH7 disse...

grande jogo....

muitos anos a jogar nas máquinas do meu pai...

demorei mas depois chagava sempre ao fim... muito bom
abraço