Tetris

No final da década de 80, o maior fascínio de quem tinha um Spectrum ou um Commodore Amiga era as visitas aos salões "arcade", tão em voga nessa altura. Lembro-me de adormecer várias vezes a sonhar com uma conversão do Tetris para o meu querido Amiga. A versão das máquinas arcade era qualquer coisa de fenomenal!!!
Quando compraste uma das versões do Tetris para o Amiga chamaste-me a tua casa para me mostrar e para eu poder gravar e jogar em casa. Lembro-me da enorme desilusão que sentimos na altura. O jogo ficava a milhas da qualidade demonstrada pelo original das arcade. Mesmo assim o jogo era interessante e prometia algumas horas de dedicação.
Não sei bem explicar porquê, mas o que é certo é que, aos poucos, este Tetris foi-me cativando, ao ponto de o preferir, de longe, ao original das arcade. Não sei. Parece que tem qualquer coisa de mágico. Aquelas cores, aquelas músicas e aquela atmosfera despertam algo em mim que não consigo explicar. Talvez seja o mesmo "click" que, na altura, fez com que a minha querida irmã Cristina e a minha mãe (sim, leram bem, era a minha mãe) passassem tardes inteiras (e não estou a exagerar, até estou a ser simpático!!!) a jogar esta magnífica pérola. Ainda me lembro de, algumas vezes, estar em pulgas para fazer uso do meu Amiga com o meu grande amigo Pedro num qualquer jogo "a dois" e lá tínhamos que aguardar um bom bocado porque a minha irmã lá estava a jogar Tetris... Na altura ficava fulo. Só agora percebo a beleza desta recordação.
Sei que foi dos jogos que mais joguei (e ainda jogo), tanto pela sua qualidade como pelo facto de ser um jogo que parece ser sempre actual. Na altura cheguei a fazer mil e tal linhas, não sei bem ao certo. Hoje, nos meus curtos e solitários momentos de retrogaming, usando o mesmo Amiga de então, ainda não consegui superar as 423. Mas vejo tudo isso pelo lado positivo... É um incentivo a jogar cada vez mais e a continuar a tentar...
E desculpem lá, mas acho que vou fazê-lo agora mesmo. Não ouvem a música?!!!
Tam tim tam tim taaaammm...

Saudações retromaníacas!

Miguel

1 comentários:

Sir. CH7 disse...

só digo uma coisa «pica tojo»

horas e horas a ver o homem a dar a volta à máquina e nao perdia nunca vi igual

mais um grande jogo